Este blog foi criado por alunos do 6º período da Faculdade Newton Paiva para a disciplina Agronegócio ministrado pela professora Maria Eugênia Castanheira, com o intuito de compartilhar informações sobre produtos orgânicos.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ÁFRICA & ORGÂNICOS


Na BioFach em Nuremberg, em fevereiro de 2010,a África realizou o AFRICA SYMPOSIUM, Markets as Motors for sustainability, onde apresentou a atual situação da agricultura no continente africano.
Há 39 países africanos com desenvolvimento da agricultura orgânica. Os dados estatísticos de 2008 da IFOAM/FiBL, de 33 países somam 880 mil hectares de área certificada em 470 mil produtores.
Uganda é o país com maior área, são 212,3 mil hectares certificados, depois vem a Tunísia com 174,7 mil hectares, seguidos de Etiópia com 99,9 mil, Tanzânia com 72,1 mil, Sudão com 65 e África do Sul, 43 mil, Egito com 40 mil hectares, Gana e Senegal com 25 mil e Madagascar com 19,9 mil hectares.

Diversos temas foram abordados durante o Simpósio, os assuntos mais discutidos foram sobre o processo de garantia e certificação dos produtos, pois como grande parte dos produtores não possui certificação, fica difícil adotar formas de certificação baseadas em normas de outros continentes.
Uganda, que já possui 5,0 % de toda a sua área de produção em sistema orgânico, entra como um grande abastecedor de produtos.
Outros países começam a adotar a agroecologia e a agricultura orgânica como forma de produção de alimentos, fazendo contraposição ás diretrizes de empresas que querem uma "nova revolução verde" na África, com venda e subsídios de insumos químicos, muitas vezes produtos vencidos que empresas de países desenvolvidos desovam seus estoques.

O fato é que diversos países da África já produzem café, chá, frutas, vegetais, cacau, amendoim, algodão, amêndoas, óleos diversos, cana de açúcar, oliva e até flores ornamentais orgânicas. O grande desafio é a estruturação da produção e a garantia de mercado. Até o momento o mercado interno não é expressivo, a maior parte da produção é exportada e Uganda, maior exportador vendeu em 2008 30,8 milhões de dólares de produtos orgânicos certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário